Versículo da semana

Versículo da semana: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre." Salmo 125. 1.

Livro dos Juízes, mas por que esse nome?

Sansão
   Um dos Livros que compõe a Bíblia é o de Juízes.

   Juízes está no Velho Testamento, contém 21 capítulos e foi escrito por volta de 1.050 e 1.000 a.C. Contudo não se sabe ao certo quem é o seu autor, apesar de muitos acreditarem ser o profeta Samuel.

   Mas, por que este livro tem esse nome?

   Bem, o livro de Juízes conta a história do tempo dos Juízes de Israel.

   Esse tempo começa com a entrada do povo na terra de Canaã (terra prometida) no final da vida de Josué, até que se constituí sobre Israel o primeiro rei que foi Saul (nesse tempo o povo de Israel começou a pedir um rei e Deus designou Saul).

   Como Israel não tinha rei, os juízes atuavam como lideres do povo. Num resumo, os juízes foram os primeiros "libertadores" do povo Israelita liderando as conquistas e defendendo a terra prometida contra os seus inimigos, os Amonitas, Midianitas, Filisteus, Cananeus...

   Alguns dos juízes que mais se destacam no livro são: Gideão, Débora, Jefté e Sansão, mas não são os únicos. Muitos costumam chama-los de juízes menores e maiores, ou pequenos e grandes, de acordo com a maneira e intensidade que cada um deles é relatado no livro.

   Para se ter uma ideia melhor do que faziam os juízes, quem eram eles; nada melhor do que abrir a Bíblia neste livro, ler e meditar.

         Deus abençoe!

2 comentários:

  1. O livro de Juízes é um ótimo livro, mostra o quanto o povo tem uma facilidade para se corromper, mas, vemos também o amor de Deus para com o homem, pois, a misericórdia de Deus não tem fim,em cada pedido de misericórdia Deus enviava um juiz para jugar Israel e com a presença de Deus o povo de Israel prevalecia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...